ATPS quer participar no plano de vacinação no transporte de utentes e já está a assegurar transporte de técnicos de saúde
A Associação Transporte Passageiros do Sul (ATPS) está disponível para garantir o transporte de utentes nesta fase do plano de vacinação, que se vai iniciar esta semana, estando entretanto a efetuar o transporte de profissionais de saúde entre os hospitais de Faro e Portimão, no âmbito de um protocolo com a Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), no sentido de “apoiar o combate contra a Covid19”, segundo o presidente daquela organização empresarial, fundada a 29 de Outubro de 2020.
“Com o agravar da situação de pandemia no país, não nos podíamos alhear do combate à Covid19 e, dada a existência de meios de transporte das empresas dos nossos associados de diversas tipologias, decidimos colocar à disposição viaturas e respetivos condutores, para apoiar as entidades de saúde”, sublinhou o empresário Jorge Fernandes.
Todos podemos colaborar no combate à Covid19
O protocolo com a Administração Regional de Saúde do Algarve foi de imediato acionado para o transporte de técnicos de saúde do SNS entre os hospitais de Faro e Portimão,” mas poderá ser extensível a outro tipo de funções, como por exemplo o transporte no âmbito do plano de vacinação, quer de técnicos ou de utentes”, sublinha o presidente da ATPS.
Segundo o dirigente associativo, os associados da ATPS estão disponíveis para outras tarefas, uma vez que as empresas associadas têm a vantagem de possuir equipamentos que se podem adaptar às exigências de transporte público, nomeadamente para crianças, pessoas com dificuldades de locomoção ou incapacidades”.
Jorge Fernandes lança ainda um apelo a todas as empresas de outras regiões do país que se queiram juntar à APTS e participar no combate à Covid19, manifestando a intenção de “facilitar o contacto com as entidades de saúde, e estender este serviço a nível nacional”.
“Não nos podemos alhear deste combate e queremos fazer a nossa parte, até porque a normalização da situação sanitária é um imperativo para uma retoma económica mais rápida”, sublinhou.
A Associação Transporte Passageiros do Sul (ATPS), surge com o objetivo de potenciar o negócio e desenvolver estratégias competitivas para as empresas do setor. À data da sua fundação, apresenta já recursos excecionais e sobretudo confiáveis, nas diversas valências do Transporte de Passageiros.
De facto, o que distingue a ATPS enquanto associação empresarial é o historial das suas empresas, algumas com décadas de existência e profundo conhecimento do mercado, a diversidade dos segmentos de atividade que cobrem, enquanto micro, pequenas e médias empresas.
Entretanto, a associação avançou já com negociações com fornecedores no sentido de obter condições mais vantajosas no fornecimento de bens essenciais à atividade do setor, designadamente em combustíveis, seguros, material oficinal e outras, as quais têm um forte impacto nos custos e na capacidade competitiva das empresas.
Sem descurar os objetivos que permitam assegurar, em tempos de exceção, a sobrevivência e a manutenção das atividades das empresas, no plano de atividades do primeiro mandato da ATPS, consta o apoio e esclarecimentos aos associados, nomeadamente na área jurídica, formação profissional, financeira e de assistência técnica, bem como a intenção de funcionar como uma ferramenta estratégica para o crescimento das empresas, ao agir em conjunto, criando um Pólo de desenvolvimento local, nacional ou até internacional e assim obter uma forte importância económica e financeira.